Publicado em: 19/04/2024 14:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Durante esta semana, nos dias 16 e 18, foi realizado a primeira edição do ano de 2024 do Curso de Gestantes, da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Foram dois encontros, no ambiente da Câmara Municipal de Vereadores, onde os futuros papais e mamães receberam importantes informações sobre o período gestacional e a chegada do recém nascido. Em torno de 15 gestantes participaram desta edição do curso.

No primeiro dia, os casais receberam orientações da nutricionista Camila Zandoná Cortez, da psicóloga Fátima Modelski e do médico ginecologista e obstetra, Fábio Battirola, todos profissionais da Unidade Básica de Paraí. Neste primeiro encontro foram abordados temas relativos ao período gestacional, como a alimentação da mãe durante a gestação, alguns detalhes da alimentação do bebê nos primeiros anos de vida, os cuidados com a saúde mental neste período, além da importância do pré-natal, os tipos de partos e sinais que indicam o início do trabalho de parto.

No dia 18, as mamães e papais receberam as orientações do dentista João Paulo Pelizzaro e da médica pediatra Vanessa Castelli Canal, ambos da UBS, além da enfermeira Aline Todeschini Angheben, consultora de amamentação. O segundo encontro teve como foco a chegada do recém nascido, os cuidados com a saúde odontológica, a importância do acompanhamento pediátrico desde a maternidade, os primeiros exames e vacinas do bebê, além de orientações sobre o banho, troca e amamentação.

Para finalizar, os casais participantes do curso receberam da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social receberam um kit com itens considerados básicos para a chegada do recém nascido, como pijaminha, fraldas, pomada, entre outros.