Prefeito visita central de videomonitoramento da BM em Bento Gonçalves

Publicado em: 27/09/2019 16:19 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Prefeito visita central de videomonitoramento da BM em Bento Gonçalves

No local estão sendo monitoradas durante 24h as imagens captadas pelas cinco câmeras instaladas em Paraí

Na quinta-feira (26), o prefeito Gilberto Zanotto e, o secretário de Administração Valcir Trento, estiveram em Bento Gonçalves, onde visitaram o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3ºBPAT), onde a Brigada Militar monitora ao vivo as imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento instaladas no município. No local, agentes da BM monitoram diariamente imagens captadas em municípios da região, buscando informar os postos de policiamento locais em casos suspeitos identificados. As imagens também podem auxiliar na busca de foragidos e em investigações criminais.

No 3ºBPAT, o prefeito e o secretário foram recebidos pelo Major Becker, o Capitão Schuh e o Tenente Nascimento, de Serafina Corrêa. O Major relatou o funcionamento do local e como o chamado cercamento eletrônico da região auxilia nos serviços da Brigada Militar. “O cerco que se cria com essas imagens, auxilia no monitoramento local e da região. As câmeras são colocadas em locais estratégicos nos municípios, normalmente controlando as entradas e saídas locais, permitindo dessa maneira a verificação de um veículo suspeito, por exemplo, o que soa o alerta aqui na central e permite que possamos estar informando o policiamento local para que se tente uma abordagem”, explica o Major.

Durante a visita foram apresentadas ainda algumas novas adequações que estão sendo testadas no sistema, como a leitura de placas e a identificação facial de pessoas. A ideia da identificação facial é de, por exemplo, identificar um foragido circulando por uma área monitorada, através dos registros do banco de dados da polícia e as imagens transmitidas em tempo real. Com estes dados, o próprio sistema apontaria o reconhecimento e a identidade do foragido, assim como a sua localização, o que auxiliaria o trabalho da BM. “No 3ºBPAT podemos ver de perto que o policiamento está mudando e o quanto a tecnologia é necessária nesse processo de aperfeiçoamento. Paraí é um dos primeiros municípios do estado a aderir ao videomonitoramento que é interligado diretamente à Brigada Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Fizemos isto justamente por entender que as mudanças e o aperfeiçoamento são necessários e, de que também é um dever da Administração Pública auxiliar nos serviços de policiamento, buscando a melhoria da segurança pública no município e na região. Um município seguro e monitorado inibe a ação da ‘bandidagem’”, afirma o prefeito.

Ainda na quinta-feira (26), os representantes da Administração Pública de Paraí ainda participaram da cerimônia de Passagem de Comando do 3ºBPAT ao Tenente Coronel Paulo César de Carvalho, realizada no Auditório da CIC de Bento Gonçalves.