Internet chegará ao interior de Paraí em nova etapa de programa

Publicado em: 21/02/2019 08:53 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Internet chegará ao interior de Paraí em nova etapa de programa

Mais de 400 famílias poderão ser beneficiadas com o Programa Internet no Interior

O programa Internet no Interior: Paraí Conectado, instituído em 2018, tem o objetivo de levar um sinal internet de qualidade para bairros e comunidades do município, que não possuem o sinal ou que esse não tenha um bom funcionamento. No ano passado, o prefeito Gilberto Zanotto visitou as comunidades da Barra Seca, Linha Pinheirinho, Sagrado Coração de Jesus e Palmeirinha para apresentar a novidade para a população das localidades, segundo o projeto, os moradores do loteamento habitacional São Lucas II, também serão beneficiados.

Dando andamento ao programa, a Administração Municipal realizou neste mês de fevereiro, através de pregão presencial, a aquisição de 39 mil metros de cabo de fibra óptica, pelo valor de R$148.200,00. Em outubro de 2018, foi aberto processo de licitação do tipo concorrência, e a empresa vencedora recebeu o direito de explorar o serviço de internet e a concessão dos cabos, pelo Poder Público Municipal para a construção da rede de internet e telefonia no interior do município e loteamentos habitacionais. Ou seja, a empresa vencedora recebeu a concessão de uso dos cabos adquiridos pela Administração Municipal pelo período de 20 anos e o direito de realizar a construção da rede e a exploração do serviço de internet e telefonia, obedecendo as definições do edital.

Conforme o edital, o Município arca com o valor dos cabos de fibra óptica, enquanto o morador pagará a taxa de instalação, que inclui os materiais necessários, que será de no máximo R$500,00, desde que a residência não ultrapasse os 300 metros de distância do cabo de rede. Aonde a moradia ultrapassar essa distância de 300 metros, a empresa poderá cobrar um valor a mais na taxa de instalação, desde que, não ultrapasse o valor de R$1,50 por metro de cabo. A mensalidade não pode ultrapassar o valor de R$70,00 com uma velocidade de, no mínimo, 12MB.

Nesta etapa de 2019, espera-se serem instalados quase cerca de 40 quilômetros de cabos de fibra óptica, o que garante um sinal de internet com qualidade superior. A Administração destaca, no entanto, que a adesão aos planos de internet, é voluntária e deve, portanto, ser feita por cada uma das famílias interessadas diretamente com a empresa que prestará o serviço.

“O propósito do projeto é assegurar a inclusão digital da população do interior, garantindo acesso à informação e facilitando as operações comerciais e industriais no campo”, ressalta o prefeito em exercício, Ijair Pian.