Campanha para a construção da sede da Apaspi gera bons resultados

Publicado em: 25/10/2018 14:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta-feira (25), a equipe administrativa da APASPI/CAEE, esteve fazendo um agradecimento aos envolvidos na campanha de recolhimento de materiais recicláveis feita em parceria com a empresa Recicla Gestão de Resíduos, na obra da sede própria da instituição, que está sendo construída no Loteamento Zadinello.

Os envolvidos na realização da obra e campanha estiveram presentes, além das turmas do Colégio Estadual Divino Mestre que mais arrecadaram materiais recicláveis e auxiliaram no carregamento desses resíduos.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Karina Ceccagno, esteve representando o Poder Executivo Municipal e agradeceu a parceria realizada com a instituição. “No início desse ano, decidimos realocar os alunos da convivência, que eram encaminhados para a APAE de Nova Bassano, para o atendimento na APASPI. Essa parceria gera muitos benefícios para os alunos e para a instituição, que cada vez mais tem o seu trabalho reconhecido na região”, ressaltou a secretária. Em 2017, o então prefeito Oscar Dall’Agnol, assinou o contrato para o atendimento de 40 alunos na instituição, sendo o Município responsável por repassar o valor de R$14.400,00. Em 2018, esse contrato foi aditivado pelo prefeito Gilberto Zanotto, proporcionando o atendimento de mais 10 alunos do grupo de convivência, que anteriormente eram encaminhados para o atendimento em Nova Bassano, totalizando o atendimento de 50 alunos, em que o Município faz o repasse mensal de R$ 18.000,00 para a instituição.

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Paraí atende 145 usuários de 11 municípios da região. A instituição vem desenvolvendo políticas de assistência social e educação, oportunizando atendimentos pedagógicos e atendimentos setoriais nas áreas da fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e psicomotricidade.

A nova sede da APASPI/CAEE terá 510 metros quadrados e, as obras devem ser finalizadas ainda no primeiro semestre de 2019. A instituição está construindo a sua sede em um terreno de domínio público, no Loteamento Zadinello, concedido pela administração municipal no ano de 2017. O terreno foi concedido pelo Município por 30 anos, de forma não onerosa, conforme a Lei Municipal nº 3240 de 14 de julho de 2017. Ainda, conforme a lei, a entidade é responsável por manter no local, na área não edificada, uma praça dotada de equipamentos destinados ao lazer e aberta ao público permanentemente. No local onde está sendo realizada a obra, já existia uma praça e um campo utilizados pela comunidade.

A concessão de uso do terreno foi feita pela administração municipal de 2017 com o objetivo de garantir a auxiliar na conquista da sede própria da instituição, tendo em vista a sua importância na região no atendimento nesse setor. Anteriormente, outro terreno havia sido destinado para a APASPI, porém, a construção no local foi impossibilitada pela localização e a presença de mata nativa.