Paraí contra o câncer de boca

Publicado em: 16/05/2011 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraí está desenvolvendo durante o mês de maio a campanha de prevenção do câncer bucal. Com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente este tipo de câncer, as equipes de saúde da família, através das Agentes Comunitárias de Saúde, estão trabalhando para esclarecer os cidadãos sobre a gravidade dessa doença.
A campanha tem por principal objetivo conscientizar as pessoas que formam o grupo de risco a procurarem à unidade básica de saúde do município, no próximo dia 31, para fazer o exame clinico, com o intuito de diagnosticar lesões cancerizáveis ou mesmo casos instalados da doença.
O grupo de risco para o câncer de boca é formado de modo geral por fumantes com mais de 40 anos e/ou pessoas que apresentem algum tipo de lesão branca ou vermelha na boca a mais de 15 dias, com ou sem sintoma de dor, ou ainda pessoas que sofrem grande exposição à luz solar na região da face, sem proteção. Segundo o coordenador da campanha, o dentista João Paulo Pelizzaro “é importante que todas as pessoas que se enquadrem no grupo de risco procurem um profissional de confiança, pois o tratamento do câncer de boca é extremamente complexo quando em um estágio evoluído. Por isso a importância de diagnosticar o mais precoce possível”, enfatizou.
É importante salientar que o dia 31 de maio, Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal,  foi instituído pela Lei 12.535, de 2006. Portanto, neste dia, a Unidade de Saúde estará realizando especificamente esse tipo de exame, das 7 às 11horas e das 12 às 20 horas, estando à disposição da população. Entretanto,  quem não puder se dirigir ao Posto para o exame,  poderá procurar o profissional dentista de sua confiança.