Alunos têm palestra sobre Dia da Consciência Negra

Alunos têm palestra sobre Dia da Consciência Negra


Publicado em: 25/11/2015 00:00

Whatsapp

 

Pelo fato de no dia 20 de novembro ser comemorado o Dia da Consciência Negra, alunos da Escola Municipal Mateus Dal Pozzo de Paraí tiveram uma conversa com o Professor Lucas Caregnato, da UCS, de Caxias do Sul, a fim de abordar um pouco da trajetória vivida pelos negros, com intuito de compreender parte das dificuldades que ele encaram há séculos em razão do preconceito e do racismo.
O Dia da Consciência Negra foi escolhido em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga.
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.
Por isso, o Dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Também, serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.
A palestra realizada teve como propósito fazer um resgate e discutir a história de preconceito racial que os negros sofreram, destacando as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e a discriminação, além de abordar temas como beleza negra e conquistas, assuntos que vêm ao encontro do que os alunos trabalham nas aulas de Cultura Afro Brasileira e Indígena.
Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980


Leia também

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Inauguração da Iluminação do Campo Municipal

18/03/2024 16:02

Administração Municipal

Paraí é contemplado no Programa Pavimenta RS

18/03/2024 13:43

Administração Municipal

Informativo Municipal de 2023

08/03/2024 14:54

Saúde e Assistência Social

Caso de Dengue é confirmado em Paraí

23/02/2024 16:00