Paraienses participaram de Fórum de Suinocultura em Carazinho

Publicado em: 15/05/2015 00:00

A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul - ACSURS - e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS - promoveram no dia 6, no Centro de Eventos Bier Site, em Carazinho, o Fórum Suinocultura, Bem-estar e Integração no Rio Grande do Sul. O evento reuniu cerca de 300 criadores de todo o Estado, dentre eles representantes da Secretaria Municipal da Agricultura de Paraí, e da ASPAR – Associação dos Suinocultores de Paraí e região -, e contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Embrapa Suínos e Aves e Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).
O fórum é um evento desenvolvido dentro do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Tem como objetivo provocar o produtor de suínos e representantes de toda cadeia para a discussão em torno das boas práticas agropecuárias e legislações relacionadas, chamando a atenção para a importância em se desenvolver planejamentos sustentáveis e economicamente viáveis, favorecendo o surgimento de um posicionamento comum do produtor em relação a estas demandas sociais.
Segundo os organizadores, o tema ‘‘bem-estar’’ não se destina apenas ao futuro da atividade, mas é uma questão que começa a ser amplamente debatida pela sociedade e governo brasileiro. Por isso, a necessidade de oportunizar ao suinocultor informação de qualidade e atualizada, abordada de forma direcionada nos principais gargalos da produção de suínos no Brasil no que tange tal conteúdo.
Nas palestras, foram abordados os seguintes temas: Bem-estar animal, a suinocultura atenta ao futuro, com Iuri Pinheiro; Lei de Integração, necessidade de se instalar a Cadec, com Nilo de Sá; e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, com Marcelo Lopes. O encerramento do evento aconteceu com almoço de confraternização.
O município de Paraí disponibilizou transporte para a participação e representatividade no evento.