Cadastro Ambiental Rural e licenciamento ambiental foram pauta de reunião em Paraí

Cadastro Ambiental Rural e licenciamento ambiental foram pauta de reunião em Paraí


Publicado em: 30/04/2015 00:00

Whatsapp

 


Aconteceu na noite do dia 28, na Câmara Municipal de Vereadores de Paraí, uma reunião para tratar sobre a inscrição dos imóveis no Cadastro Ambiental Rural – CAR, um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.
O CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Trata-se de uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. O CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, e envolveu significativo público. O objetivo da reunião, conforme afirmou o Secretário Municipal Fernando Benatto, foi a orientação e esclarecimento de dúvidas quanto à inscrição dos imóveis no CAR, bem como as questões de licenciamento ambiental de atividades desenvolvidas no meio rural, em especial os que desempenham atividades relacionadas à criação de animais - avicultura, suinocultura, bovinocultura – bem como os responsáveis técnicos destas atividades.
Na ocasião, o Técnico Agrícola Julian Barbieri e o Presidente do Sindicato Névio Pieta abordaram sobre o assunto, esclarecendo as dúvidas dos proprietários rurais do município de Paraí.
 Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980

Leia também

Saúde e Assistência Social

Curso de Gestantes

19/04/2024 14:20

Saúde e Assistência Social

Dia D de Vacinação contra a Gripe!

15/04/2024 15:00

Obras e Viação

Desassoreamento do Rio Carreiro

11/04/2024 15:52

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Inauguração da Iluminação do Campo Municipal

18/03/2024 16:02

Administração Municipal

Paraí é contemplado no Programa Pavimenta RS

18/03/2024 13:43