Baú com história de Paraí será aberto neste ano

Publicado em: 29/01/2015 00:00

No aniversário de 40 anos do município de Paraí, no ano de 2005, a equipe da Secretaria Municipal de Educação que atuava na época, Rosicler Trevizan e Andreia Brandalise Paludo, realizou um projeto de resgate histórico de grande relevância.
“Paraí preserva a sua História” foi o nome escolhido para o projeto que, segundo as próprias, consistia “em guardar para a história um retrato do município, preservando fatos, informações e depoimentos para serem lembrados, conhecidos e comparados dez anos depois”, ou seja, na ocasião do cinquentenário do município, que por sua vez será comemorado neste ano de 2015.
Em 2005, durante o mês de julho, foram coletados e arquivados registros de alunos, professores, entidades, associações e pessoas da comunidade em geral, que ficaram interessadas em aderir ao propósito. Todo o material foi guardado num baú, que até hoje permanece lacrado. O projeto foi lançado no dia 22 de junho de 2005 e as informações foram coletadas até 31 de julho daquele ano.
Com a iniciativa, organizadores buscaram realizar um retrato do município através de fotos, fatos, informações e depoimentos, incentivar o registro como hábito, obter dados comparativos para serem confrontados 10 anos depois, e valoriza a cultura e história do povo pela forma dele ser, agir e pensar.
O baú com registros da história de Paraí está na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, no Centro Administrativo Municipal Padre Félix Busatta. Neste ano, ele será aberto nas festividades dos 50 anos, em ocasião ainda a ser divulgada.
Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980