Paraí participou do Festuris em Gramado

Publicado em: 12/11/2014 00:00

Na sexta-feira, 7, o Prefeito Jeremias Trevisan esteve em Gramado para participar do Festival do Turismo (Festuris), que aconteceu de 7 a 10 de novembro. O evento é um dos mais considerados no setor de turismo e recebe autoridades do Brasil e do mundo.
Dentre várias oportunidades no evento, Jeremias conversou com Marino Finozzi, Ministro do Turismo da região do Vêneto, que esteve no Festival com objetivo de divulgar os principais atrativos e ações para o próximo ano.
Com intermediação do Consultor Cesar Augusto Prezzi, o Prefeito de Paraí tratou sobre Gemellaggio com Finozzi, um empreendimento que há tempo vem despertado interesse das autoridades do município. Gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes, que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural, formalizando a irmandade entre cidades envolvidas.
A região de Vêneto está localizada no nordeste da Itália e é considerada um dos principais destinos da Europa. São cerca de 15 milhões de visitantes por ano e a expectativa é que até 2020 esse número atinja a marca dos 20 milhões. Do total de visitas já registradas no Vêneto, os brasileiros representam 3% dos viajantes, ou 450 mil turistas. De acordo com Finozzi, o intercâmbio do Vêneto com o sul do Brasil é importante para o turismo dos dois destinos, fato que explica a presença confirmada no Festuris e o interesse das autoridades regionais em aprender a desenvolver o turismo em nossas cidades.
Em conversa com o Ministro Finozzi, Jeremias falou sobre o município de Paraí, destacando a notável presença da colonização italiana. Além disso, presentou Finozzi com o livro “Paraí, História e Vida”, de Gilmar Zanotto, uma obra que fala sobre a trajetória histórica do município, e aborda muitos dos aspectos que são comuns à região do Vêneto, com a qual Paraí tem pretensão de selar Gemellaggio.
 Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980