Paraí recebeu Prefeito de Brentonico, Itália

Publicado em: 12/03/2014 00:00

Esteve no município de Paraí na tarde do dia 05 de março, o Prefeito do município italiano de Brentonico, região de Trento, Giorgio Dossi, acompanhado pelo Professor Consultor Cézar Prezzi, e pelo Coordenador da 16ª CRE, Enio Eliseu Ceccagno.
O encontro diplomático internacional entre os municípios de Paraí e Brentonico teve por objetivo dar início a um possível processo de Gemellaggio, que é um acordo entre cidades que passam a ser irmãs em cooperações culturais, educacionais e empresariais, oportunizando crescimento e desenvolvimento recíproco através da realização de intercâmbios.
Na ocasião, o prefeito italiano pode conhecer um pouco da cultura e economia de Paraí, bem como realizou algumas visitas: empresa local que trabalha com o basalto; pedreira, onde acontece a extração da pedra; e a Associação de Pais e Amigos do Surdo de Paraí, a Apaspi, a fim de conhecer a experiência bem sucedida de inclusão com classe de surdos no município, que atende alunos surdos de toda a região.
O Coordenador da 16ª CRE, Enio Eliseu Ceccagno, avaliou como positivo o encontro e afirmou que se o Gemellaggio se concretizar, será uma grande celebração diplomática que possibilitará troca de experiências e conhecimentos entre os dois países, o que pessoalmente lhe orgulha, tendo em vista que Paraí é sua terra natal, local que ele muito admira e pelo qual tem grande respeito.
Participaram da comitiva o Prefeito Jeremias Trevisan; o Vice-prefeito Hildo Ranzan; a Secretária da Educação, Cultura e Turismo, Jussara Trevizan Segalin; o Secretário da Agricultura, Fernando Benatto; o Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal; a Diretora da Escola Estadual Divino Mestre e da Apaspi, Marilde de Santi Marchetti; demais Assessores e imprensa local.
A próxima etapa para a celebração do Gemellagio depende da aprovação dos entes italianos. Várias cidades do Rio Grande do Sul possuem Gemellaggio e tem tido experiências exitosas de intercâmbio. Paraí está prestes a mais esta conquista que será um marco positivo na história deste município.
Por Natália Didó - Assessora da SMEC/Imprensa – 16980