Inaugurada primeira agroindústria familiar inspecionada pelo SIM

Publicado em: 19/03/2018 14:55 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (16), na comunidade da Palmeirinha, a RT Embutidos e Carnes, da família do senhor Renato Tedesco. A agroindústria é a primeira a contar com a aprovação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), criado em 2017, após aprovação do projeto de lei enviado para a Câmara Municipal de Vereadores pela Administração Municipal. A família do senhor Renato Tedesco produz embutidos de forma artesanal e em pequena escala há aproximadamente 12 anos e, após ser autuado por agentes de fiscalização estadual no final de 2016, buscou a EMATER e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para regularizar a produção.

As autoridades presentes foram recebidas pela família e receberam as boas-vindas do senhor Renato, que contou um pouco do processo de regularização da agroindústria, acompanhado do extensionista da EMATER, Orivaldo Trevizan. Estiveram presentes no evento o prefeito e vice-prefeito de Paraí, Gilberto Zanotto e Ijair Pian, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Névio Pieta, o gerente da Cooperativa Santa Clara e presidente da CIC, Arlei Schwazbach, o subgerente regional da EMATER, Elói Paulo Portolan, que destacou o trabalho intenso da EMATER em incentivar o surgimento de novas agroindústrias, os supervisores da EMATER, Flávio Breda e Edson Bonatto, a extensionista da Emater de Paraí, Sandra Marques Poncett, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valcir Trento, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Nilce Lorenzett Dal Pozzo, representantes das instituições bancárias de Paraí, Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi, o pároco Volmir Comparin, os vereadores, Nelci Pellegrini, Rejane Mezzomo Bresolin e Mauro Ártico, familiares do senhor Renato Tedesco e da esposa Roseli Rocha Tedesco e, membros da administração municipal.

Na ocasião, o prefeito de Paraí destacou a importância desse momento para o município. “Todos que estão aqui presentes fazem parte da história de Paraí. Com a inauguração da primeira agroindústria legalizada pelo SIM no município, buscaremos incentivar que mais produtores tenham a coragem e disposição do Renato, para dar prosseguimento nas suas atividades, de forma segura e regular”, afirmou o prefeito.

Segundo a extensionista da Emater, Sandra Marques Poncet, a inauguração da RT Embutidos e Carnes é a conclusão de um trabalho que vêm sendo pensado para o município há muito tempo. “A criação de agroindústrias garante fonte de renda para as famílias dos produtores rurais e, ao município segurança e soberania alimentar”.

Para a responsável técnica veterinária do município, Paula Paludo, a inauguração da agroindústria incentiva que outros produtores rurais sigam pelo mesmo caminho e busquem se enquadrar no programa de inspeção municipal.