Aprendendo com as histórias

Publicado em: 01/10/2012 00:00

Aprendendo com as histórias
Aoresgatar a magia dos contos de fadas e outras histórias, estimula-se o hábito da leitura desde a infância por meio do delicioso exercício da imaginação e fantasia, de maneira lúdica e encantadora, através da qual as crianças  divertem-se  e aprendem muito mais.
Com este objetivo, e, com base nas datas comemorativas, as quaistrazem ótimas opções de atividades para auxiliar a desenvolver as habilidades da criançada, ajudam a  organizar o planejamento, e, quando inclusas nas atividades, além de ensinar, divertem, procura-se introduzir conhecimentos básicos, como: valores, higiene, alimentação saudável, etc.Este foi um mês “recheado”  de programações na Escola Municipal de Educação Infantil Abelhinha. E, sendo um dos meses temáticos,vários temas foram trabalhados, sempre de acordo com nossa realidade escolar,ou seja, atividades direcionadas a crianças de 4 meses – 2 anos.
Dentro do Projeto Leitura, trabalhou-se, na primeira semana do mês(3-7), a história “O Jacarezinho Egoísta”, sendo que a mesma nos remete a um assunto de preocupação não só a nível nacional mas, mundial: a escassez da água. Sendo esta a Semana da Pátria e, diante da realidade vivenciada, optou-se por abordar um assunto que se destaca por sua importância na vida das pessoas . Na segunda semana do mês(10-14), foi trabalhada a Semana do Abraço, durante a qual, várias atividades foram realizadas, com o objetivo de     incentivar as crianças a demonstrar seu afeto, amor e carinho para com o próximo. Para tanto, organizou-se uma semana de atividades diversas, as quais visam a formação de pessoas mais amistosas, amigas e fraternas. Dentro deste, trabalhou-se a importância do abraço no colega, no papai, namamãe,...como também, foram realizadas algumas atividades educativas, dentre elas, a  confecção de um painel na recepção, intitulado: ”Me dá um abraço?”, com o desenho de dois ursos se abraçando e fotos das crianças abraçando-se; a confecção de cartazes para serem distribuídos juntamente com um abraço apertado aos colegas de outra escola e, a  dramatização da história: ”A Margarida Friorenta”, para os colegas da Escola Municipal Mateus Dal Pozzo, após a qual,  foi entregue para cada criança, uma margarida confeccionada pelas professoras, com uma mensagem relacionada ao tema e cartazes para serem fixados na escola. Já na terceira semana do mês (17-21), abordou-se o tema Semana Farroupilha, no decorrer da qual foi confeccionado um painel relativo ao assunto, assistiu-se a apresentação de alguns integrantes do CTG Rodeio da Amizade, fez-se mateada e integração, reportando alguns dos costumes gaúchos,como o chimarrão, vestimentas, as danças e cançõestradicionalistas.Já na última semana, para encerrar o mês, lembrou-se o Dia da Árvore,com caminhada pelos arredores da escola, onde as crianças puderam observar a natureza.Trabalhou-se também o início da Primavera, com um pequeno vídeo cujo tema principal é relacionada aos bons modos e cuidados com a natureza, contou-se também uma história na qual contamos com a participação de algumas crianças, representando as flores, cujo titulo foi :”O Jardim Encantado” e, para finalizar, foi narrada uma história bíblica, pois neste mês, comemora-se o Mês  da Bíblia.