Secretaria Municipal de Saúde de Paraí alerta para cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti

Publicado em: 01/02/2018 15:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

O período de calor associado a chuvas frequentes favorece a reprodução do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e do zica vírus.  Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para os diversos cuidados que devem ser tomados pela população:

- Mantenha as caixas d`água sempre bem fechadas;

- Cisternas para captação da água da chuva devem ser mantidas fechadas e com ladrão telado. A água de captação da chuva deve ser tratada com cloro;

- A água de piscinas deve ser mantida tratada. Caso esteja em desuso a piscina deve estar coberta;

- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia;

- Guarde pneus velhos em local coberto;

- Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;

- Limpe com escovação os bebedouros de animais;

- Coloque o lixo em sacos plásticos e lixeiras bem fechadas. Respeite os dias e horários de coleta!

A Secretaria Municipal de Saúde informa que no mês de fevereiro será realizado o LIRA – Levantamento de Índice Rápido para Aedes. Agentes de Saúde e Vigilância Sanitária visitarão cerca de 20% dos imóveis da área urbana definidos previamente através de sorteio. Em 2018 serão 04 levantamentos no decorrer do ano. Além disso, a Secretaria mantém atividades constantes de combate ao mosquito Aedes através das visitas mensais das Agentes de Saúde nas residências e visitas a armadilhas e pontos estratégicos pela Vigilância Sanitária semanalmente e quinzenalmente respectivamente.