Vigilância Sanitária em ação

Publicado em: 06/09/2011 00:00

Todas as pessoas que trabalham com alimentação são consideradas “Manipuladores de Alimentos”, ou seja, quem produz, vende, transporta, recebe, prepara e serve o alimento. Nesse sentido, visando garantir a qualidade do alimento distribuído, a Secretaria Municipal de Saúde através da equipe de Vigilância Sanitária está capacitando os manipuladores de alimentos das escolas e os responsáveis pelos eventos gastronômicos. São dadas informações sobre conceitos básicos de higiene e manipulação de alimentos, para que assim, seja servida uma alimentação saudável e segura sem riscos para a saúde. A primeira etapa já foi realizada  e a segunda etapa acontece no próximo dia 14, às 19h30min, na Câmara Municipal de Vereadores.
Conheça e siga as 10 regras de ouro para a manipulação higiênica de alimentos segundo a Organização Mundial de Saúde: Selecionar matérias primas de boa qualidade higiênica; Cozinhar bem os alimentos; Consumir imediatamente os alimentos cozidos; Armazenar cuidadosamente os alimentos cozidos; Reaquecer bem os alimentos; Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos; Lavar as mãos constantemente; Manter limpas todas as superfícies da cozinha; Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais; Utilizar água potável.