Passeio encerra as atividades de 2019 do Projeto Vigilantes Mirins

Publicado em: 29/11/2019 16:27 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Passeio encerra as atividades de 2019 do Projeto Vigilantes Mirins

O projeto atua no ensino de bons hábitos aos alunos para que possam ser agentes do bem-estar social.

Na quinta-feira (28), os alunos do 5º ano da Escola Municipal Mateus Dal Pozzo, do Projeto Vigilantes Mirins, participaram de um passeio de estudos com o objetivo de aprender sobre a conservação da água e da coleta de resíduos.

Na parte da manhã, os alunos visitaram alguns pontos turísticos do município de Serafina Corrêa, como o Arroio Feijão Cru e o Camping Carreiro, onde receberam informações sobre a conservação da água e a importância da preservação da mata ciliar neste processo. No município, o grupo ainda visitou a empresa Planeta Aterro Sanitário, onde foram recebidos pela supervisora administrativa, Gisele Canton Posseti, que apresentou o local e explicou o processo de destinação dos resíduos orgânicos e recicláveis recolhidos nos municípios da região e, ainda ressaltou a importância da separação correta do lixo que deve ser feito por cada pessoa.

As atividades de estudos foram encerradas com a visita na empresa Recicla RS, de Paraí, onde o grupo foi recebido pela sócia administrativa, Naira Abatti. No local o grupo recebeu informações sobre o processo de triagem, a destinação dos resíduos e o reaproveitamento de materiais descartados.

O projeto, que iniciou em 2017, é trabalhado com as turmas do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mateus Dal Pozzo. Para o ano, é organizado um calendário de atividades mensais, atendendo as mais diversas áreas. Os alunos aprendem desde a separação correta do lixo, até a verificação dos alimentos na hora da compra e aos benefícios dos chás naturais ao organismo, por exemplo. O objetivo principal do projeto é educar as crianças para que elas possam ser agentes do bem-estar social, que deve ser proporcionado a si próprio, aos outros e ao meio ambiente.

São responsáveis pelo Projeto Vigilantes Mirins as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, Educação e Cultura e, Agricultura e Meio Ambiente, assim como a EMATER de Paraí.