Casos de alta complexidade na área da traumatologia finalmente serão atendidos

Publicado em: 31/10/2019 11:34 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Casos de alta complexidade na área da traumatologia finalmente serão atendidos

Mais de 30 casos aguardam por atendimento de alta complexidade na área da traumatologia e ortopedia em Paraí

Há tempos, municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ªCRS) estavam desassistidos nos atendimentos de alta complexidade na área da traumatologia. Na quarta-feira (30), o prefeito de Paraí, Gilberto Zanotto, esteve em Farroupilha, na presença de outros prefeitos da 5ª CRS e, da secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, onde foi assinada a Portaria Estadual de Custeio da traumatologia de alta complexidade do Hospital São Carlos, em Farroupilha.

A partir desta sexta-feira, dia 1º de novembro, a instituição passa a ser referência em alta complexidade em traumatologia e ortopedia para 34 municípios da região, incluindo Paraí. Juntos os municípios somam uma população de cerca de 500 mil pessoas. O hospital vai abrir as portas para o atendimento de casos de urgência e emergência e, posteriormente, também irá receber as demandas de cirurgias eletivas, que são casos que não são considerados de urgência.

O valor do contrato para o atendimento dos casos de alta complexidade da área da traumatologia e ortopedia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é de aproximadamente R$420 mil por mês. Desse valor, um terço será pago pela União, um terço pelo Estado e o restante pelo conjunto dos 34 municípios beneficiados. Para estes atendimentos, o Hospital São Carlos disponibilizará oito leitos para essas duas especialidades, com capacidade de ofertar 15 mil consultas e mais de mil cirurgias por ano.

Para o prefeito Gilberto Zanotto, essa é uma grande vitória. “Enfim parece que encontramos uma solução para o atendimento dos mais de 30 casos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia que existem no nosso município. Há tempos, nós prefeitos buscamos junto do Estado uma referência para o encaminhamento dos casos de alta complexidade. Agora, temos o Hospital São Carlos de Farroupilha que prestará esse atendimento aos municípios que estavam desatendidos por todo esse tempo”, afirma o prefeito.

Ainda em Farroupilha, juntamente com o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Guilherme Pasin, o prefeito Gilberto Zanotto entregou à secretária Arita Bergmann um ofício que reforça o pedido para tornar o Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, de Paraí, referência microrregional para os serviços de partos via SUS.