Prefeitura de Paraí protocola pedido de adesão ao SUSAF-RS

Publicado em: 16/09/2019 14:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Na sexta-feira (13), o prefeito Gilberto Zanotto, o secretário da Administração Valcir Trento e, da chefe do Departamento de Produção Animal, Paula Paludo, estiveram em Porto Alegre, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, onde entregaram a documentação de adesão ao SUSAF-RS. Para fortalecer o pedido, também esteve presente na ocasião o senhor Renato Tedesco, proprietário da primeira agroindústria de Paraí, a RT Embutidos e Carnes, que trabalha com a venda da carne suína e derivados e, foi a primeira legalizada pelo Serviço de Inspeção Municipal, o SIM.

A adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o SUSAF, permite que os estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais, como é o caso das agroindústrias locais, façam o comércio dos seus produtos em todo o território do estado do Rio Grande do Sul. Para a adesão ao sistema é preciso a comprovação da equivalência dos seus procedimentos de inspeção e fiscalização, junto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A iniciativa amplia o mercado disponível para as agroindústrias de Paraí, que através do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), podem apenas comercializar os seus produtos no município.

Aproveitando a ida à capital dos gaúchos, a comitiva de Paraí ainda esteve visitando o gabinete do Senador Lasier Martins, onde foi recebida pelo assessor Rogério Carbonera. No gabinete, foi protocolado um pedido de emenda parlamentar com recursos para serem utilizados na ampliação da EMEI Espaço do Aprender. A demanda é uma solicitação da comunidade escolar, mas, no entanto, não há falta de vagas escolares registradas no município.