Paraí investe em produtos da agricultura familiar para merenda escolar

Publicado em: 08/08/2019 10:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Paraí investe em produtos da agricultura familiar para merenda escolar

Só em 2019 serão aplicados mais de R$ 140 mil

Paraí está chegando a uma importante soma na aquisição de alimentos da agricultura familiar. Somente neste ano, o município vai investir mais de R$ 140 mil em compras de produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que prevê a aquisição de alimentos da agricultura familiar e o seu repasse às escolas da rede municipal de ensino.

O PAA é implantado por meio de convênio formalizado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Município. Cabe ressaltar que o PAA permite a compra, com dispensa de licitação, de alimentos, no limite de até R$ 3,5 mil por família a cada ano. A compra é feita de agricultores familiares, beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), bem como agricultores, pescadores artesanais, silvicultores, extrativistas entre outros.

As aquisições realizadas pela Prefeitura de Paraí atendem as escolas EMEI Abelinha, EMEI Espaço do Aprender e EMEF Mateus Dal Pozzo.

Fabiana Falcade, assessora da Secretaria de Educação e Cultura, afirma que a inclusão de alimentos vindos da agricultura familiar é a garantia de alimentos de qualidade na merenda escolar. “Além de fornecer alimentos de qualidade certificada, e com sabor caseiro, esta opção fortalece os empreendedores e a agricultura da nossa região”, acrescenta.

Para o prefeito, Gilberto Zanotto, a aquisição dos alimentos também incentiva a produção agrícola. “Todos ganham, quem consome e quem produz”, completa ele. Entre os alimentos adquiridos e posteriormente doados estão panificados, feijão, arroz, carne suína, farinha de milho, hortaliças e frutas.

As compras são feitas de agricultores familiares de Paraí e outros municípios da região. A soma é mais da metade das compras feitas de merenda escolar na cidade. No total, são cerca de R$ 247 mil por ano em alimentos para as escolas, sendo que mais de 50% advém da agricultura familiar.