Secretaria de Saúde divulga dados do primeiro quadrimestre de 2019

Publicado em: 01/08/2019 15:35 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Secretaria de Saúde divulga dados do primeiro quadrimestre de 2019

Secretaria de Saúde divulga dados da gestão SUS em audiência pública.

Na quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizou a Audiência Pública para a prestação de contas dos Relatórios Quadrimestrais de Gestão SUS, na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, a secretária de Saúde, Camila Trevizan, além de explanar as despesas da Secretaria, quitadas com recursos municipais, estaduais e federais, apresentou aos presentes um relatório dos atendimentos e atividades realizadas pela pasta no período de 01 de janeiro ao dia 30 de abril.

Nos primeiros quatro meses de 2019, foram realizados um total de 4.913 atendimentos médicos na Unidade Básica de Saúde de Paraí, entre clínicos gerais, ginecologistas, pediatra, ortopedista e psiquiatra. Neste período, ainda foram realizados 565 atendimentos ambulatoriais e entregues mais de mil exames. Na farmácia, foram dispensados mais de 680 mil medicamentos, somando um valor superior a R$245 mil.

Os dois dentistas que atuam na UBS, atenderam no período mais de 1.200 pessoas, sendo que 178 pessoas faltaram à consulta, que deve ser agendada pelo próprio paciente. “Um dos pedidos que a gente segue fazendo à população é que quando não for possível comparecer em uma consulta ou procedimento agendado, que nos ligue avisando com antecedência, para que outro paciente que aguarda não seja prejudicado”, afirmou a secretária ao se referir ao número de pacientes faltosos. Os dentistas ainda atuam no Programa Saúde na Escola – PSE, onde é realizado o acompanhamento de alunos e foram distribuídas 570 unidades de escovas dentárias e creme dental.

No Programa Saúde na Escola ainda foram realizados os testes de acuidade visual, que identificam possíveis falhas na visão, com os alunos da Escola Mateus Dal Pozzo, além de orientações sobre a alimentação escolar. O projeto Vigilantes Mirins, já está no seu terceiro ano e, é realizado pela equipe do PSE, EMEF Mateus Dal Pozzo, nutricionistas e vigilância sanitária. A equipe de vigilância sanitária ainda atua nos programas de controle de qualidade da água para consumo humano, controle do mosquito borrachudo e do mosquito aedes aegypti.

Em sua fala, a secretária Camila ainda destacou as atividades e campanhas realizadas pela equipe de enfermagem e pela equipe do NAAB – Saúde Mental. Foram mais de mil vacinas aplicadas de rotina e durante as campanhas, além de 22 gestantes atendidas pela 11ª edição do curso de gestantes Bem-me-quer, organizado pela enfermagem. O NAAB possui 263 pacientes em acompanhamento e, na campanha Janeiro Branco de cuidados com a saúde mental, atingiu mais de 2.500 pacientes. No período, a Secretaria esteve acompanhando mais de 600 pacientes que estão incluídos nos diversos grupos de convivência, que tem o objetivo de auxiliar pacientes na recuperação e trabalhar a saúde preventiva.

No mês de março, a Secretária de Saúde recebeu uma van para auxiliar no transporte de pacientes. O veículo possui capacidade para 15 passageiros e um elevador, do tipo poltrona, que possibilita o transporte adequado de pacientes cadeirantes ou com locomoção limitada. O veículo, que já está a serviço da Secretaria, foi adquirido através de recursos próprios e provenientes de emenda parlamentar, pelo valor de R$208 mil.