41ª edição do Festival do Pudim acontece em julho

Publicado em: 28/05/2019 09:31 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

41ª edição do Festival do Pudim acontece em julho

Delícia gastronômica faz parte da cultura do município de Paraí.

Uma receita que pode ter tido origem no século XVI, é o prato principal de um dos festivais gastronômicos mais conhecidos da cidade de Paraí, que em 2019 chega a sua 41ª edição. Assim como em 2018, os pudins serão servidos como sobremesa do almoço que vai marcar a 38ª edição do Festival do Leitão, outro evento tradicional na comemoração de aniversário do município. Neste ano, os festivais acontecem no domingo, dia 07 de julho, no Salão Paroquial e, integram as programações da 7ª Expo Paraí.

A nutricionista Aida Dall Agnol Falcade, da Unidade Básica de Saúde de Paraí, é uma das pioneiras da iniciativa que surgiu no ano de 1978. Aida lembra que a história do Festival do Pudim surgiu em uma festa na comunidade São Caetano, realizada em honra ao padroeiro local, em agosto de 1978. Naquela ocasião, após o almoço foram servidos pudins como sobremesa. Devido a calda espessa que dificultava a distribuição, jovens decidiram que na noite do dia seguinte iriam se reunir novamente na casa de Guilherme Pegoraro, momento onde cada senhorita levaria um pudim e os rapazes os refrigerantes. Nesta noite, o pudim preparado por Clara Trevizan foi escolhido pelos presentes como o melhor, dando a ela, ainda em tom de brincadeira, o título de primeira Imperatriz daquilo que viria a ser o Festival do Pudim.

“A partir daquela ocasião a festa foi apenas aumentando e há anos reúne uma grande quantidade de pessoas de Paraí e também da região”, relembra Aida. Com exceção aos mais jovens, quem não se lembra dos tradicionais sons do Festival do Pudim realizados no Clube Gercan? A festa em que um pudim valia como entrada para as moças ganhou destaque em toda a região. Para não se perder a cultura, a partir do ano passado, o festival foi realizado em comunhão com o Festival do Leitão e, contou com os clubes de mães locais para a confecção dos doces, iniciativa esta que deu certo.

Assim como em 2018, o Festival do Pudim será dividido em duas partes. Na primeira etapa, no dia 12 de junho, acontece a escolha dos melhores pudins, no Clube Gercan.  “Cada um dos 15 Clubes de Mães do município, vai elaborar uma receita, que está entre as 15 primeiras receitas do Festival. Será um resgate da história do evento. No dia 12 teremos então uma banca de jurados que irão provar de cada uma das receitas e escolher as três melhores que serão premiadas com valores em dinheiro, destinado aos clubes de mães”, explica Aida. Os três melhores pudins escolhidos serão servidos ao público no dia 07 de julho, assim como realizada a premiação dos clubes vencedores.

O 38º Festival do Leitão e 41º Festival do Pudim são realizados pela Associação de Suinocultores de Paraí e Região (Aspar), Clube Gercan, Emater RS Ascar e Clube de Mães de Paraí, com o apoio da Prefeitura Municipal. Ingressos para os festivais podem ser adquiridos com Otávio Dall Agnol (99989-5211), ou no escritório SR Contábil, com Sueli Richetti (99997-5133).