Administração busca tornar o HBNSA referência em atendimento microrregional para a realização de partos via SUS

Publicado em: 02/05/2019 15:52 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Comitiva de autoridades participou de audiência com secretária da Saúde do Estado para debater pedido.

Nesta quinta-feira (02), o prefeito, Gilberto Zanotto, esteve participando de audiência com a secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, acompanhado da secretária municipal de Saúde e Assistência Social Camila Trevizan, do assessor jurídico do município Oscar Dal’Agnol, do presidente do Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida Jair Batistel e dos diretores clinico e técnico da entidade, os médicos Graziela Dal’Agnol e Fábio Batirolla. Em pauta, a comitiva protocolou ofício junto da Secretaria de Saúde do Estado, solicitando a inclusão do HBNSA em programas estaduais, em especial, ao programa que prevê a regionalização dos partos.

Em 2017, quando foi realizada a regionalização dos partos via SUS no Rio Grande do Sul, Paraí conseguiu manter a realização dos partos das habitantes do município via Sistema Único de Saúde no Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida. O HBNSA realiza normalmente partos via SUS para habitantes locais e, por meio de convênios privados. Por contar com uma estrutura adequada para esse tipo de procedimento, técnica e física, a entidade busca juntamente com a Administração Municipal tornar-se referência microrregional para os serviços de partos. Conforme ofício entregue, o HBNSA busca apoio do Estado para integrar-se aos municípios de Casca, São Domingos do Sul, Vanini, São Jorge e Guabiju, tornando a entidade referência para a realização de partos via SUS para habitantes destes locais.

O vice-prefeito do município de Casca, Leandro Simonetto, também esteve presente na audiência fortalecendo o pedido. O município vizinho é um dos interessados na regionalização dos partos no Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida de Paraí, por conta da distância. Atualmente os partos via SUS do município de Casca são realizados em Marau.

Segundo a secretária de Saúde de Paraí, Camila Trevizan, essa medida busca o fortalecimento dos serviços de saúde locais. “Esse foi um primeiro passo, mas, sabemos que ainda há muito a se debater. O hospital do nosso município tornar-se referência para os serviços de partos fortalece o nosso sistema de saúde, agregando também a vinda de mais recursos para esta área. Buscamos isto por que temos a estrutura necessária para garantir qualidade nesses atendimentos”, afirma a secretária. O presidente do HBNSA, Jair Batistel, lembra que a situação financeira do hospital é crítica e, que o convênio com programas estaduais fortalece a entidade. “Com a aplicação deste convênio, temos certeza de que obteríamos os recursos necessários para equilibrar as nossas finanças. Temos uma estrutura capaz de atender as demandas da comunidade local e também da comunidade regional, no que diz respeito a realização dos partos. Essa é mais uma busca para garantirmos a qualidade e a continuidade dos atendimentos do Hospital em Paraí”, ressalta o presidente.

Em 2018 o Poder Executivo Municipal ampliou a compra de serviços junto ao Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, ampliando assim, o repasse para a entidade, que atualmente é superior a R$170 mil mensais, podendo variar conforme a realização dos serviços.