Inaugura segunda agroindústria licenciada pelo SIM

Publicado em: 04/02/2019 09:41 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Inaugurou na sexta-feira (01), em Paraí, a Caron Produtos Coloniais, a segunda agroindústria regularizada pelo SIM no município. O SIM (Serviço de Inspeção Municipal), foi instaurado no município de Paraí no ano de 2017, com o objetivo de auxiliar o produtor rural que produzia produtos alimentícios com base na matéria prima animal a atuar na legalidade, evitando imprevistos como denúncias, pagamento de multas e a apreensão da mercadoria. A principal função do SIM é fiscalizar e legalizar o trabalho dos empreendedores que atuam com a produção de alimentos à base de matéria animal.  “A inspeção do SIM, além de legalizar todo o processo de fabricação, garante as boas-práticas na produção dos alimentos e a qualidade dos mesmos. O produto não perde o seu sabor caseiro e ainda, através do selo municipal e acompanhamento, carrega a garantia de produto inspecionado e com qualidade”, afirma a inspetora veterinária do município, Paula Paludo.

Estiveram presentes na inauguração autoridades representando a Cooperativa Santa Clara, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraí, a Emater, o Banco do Brasil, a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura Municipal, através da presença de secretários da Administração e do prefeito, Gilberto Zanotto e o vice, Ijair Pian. “Cada um que está aqui hoje acompanhou de perto esses dois anos e meio de trabalho para que pudéssemos chegar até aqui, nessa inauguração”, afirmou Alencar Caron, sócio proprietário da agroindústria, ao agradecer o apoio direcionado à família.

O prefeito, Gilberto Zanotto, em sua fala, ressaltou a importância de apoiar os empreendimentos locais seja no campo ou na cidade. “A agroindústria é uma empresa familiar de grande importância, pois garante emprego e renda na propriedade. Não é como uma grande empresa que gera um maior número de vagas de trabalho, mas a agroindústria tem um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento de um município, pois evita que o jovem, por exemplo, tenha que deixar a propriedade familiar em busca de oportunidades na cidade”, ressaltou o prefeito ao afirmar que um dos objetivos da Administração Municipal é seguir dando apoio ao empreendedorismo local.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente prevê a instalação de pelo menos mais seis agroindústrias em Paraí e, segue disponível para fornecer informações e apoio para quem sonha em investir nessa área do agronegócio.