Secretaria Municipal de Saúde de Paraí divulga ações realizadas na Farmácia da UBS

Publicado em: 05/10/2018 09:38 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Em 2018, a Administração Municipal investiu mais de R$613 mil reais na aquisição de medicamentos e insumos farmacêuticos para abastecerem a Farmácia da Unidade Básica de Saúde de Paraí. Até o momento, o investimento foi menor do que o realizado em 2017, quando foram gastos mais de R$659 mil reais nesse tipo de compra. Em 2016, o investimento havia sido de mais de R$314 mil reais.

“Em 2017 realizamos uma boa compra de medicamentos e insumos farmacêuticos para garantir o bom atendimento na Farmácia da Unidade. Do ano passado para cá, fizemos adequações de horários, para melhor atender a população, além de estarmos ampliando a variedade de medicamentos ofertados”, explica a Secretária da Saúde, Nilce Lorenzetti Dal Pozzo.

Após a extinção dos expedientes internos, a Farmácia da UBS passou a atender diariamente os pacientes, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A medida possibilitou que os pacientes pudessem retirar os medicamentos logo após a consulta, inclusive nas terças e quintas-feiras de manhã, período em que a farmácia não estava aberta.

A Farmácia municipal aderiu a uma exigência da 5ª Coordenadoria de Saúde e, passou a realizar a digitalização das documentações dos processos administrativos para o fornecimento de medicamentos que fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, que visa garantir, no âmbito SUS (Sistema Único de Saúde), o acesso ao tratamento medicamentoso de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado, com alto custo unitário. A medida gera maior agilidade e rapidez na organização, avaliação e reavaliação destes processos administrativos. Quanto maior a agilidade dos processos, menor o tempo de espera dos pacientes para o recebimento de sua medicação.

Nos últimos meses, houve um incremento no fornecimento de fraldas para os pacientes que possuem necessidades fisiológicas especiais, através do GUD (Gerenciamento de Usuários com Deficiência). A distribuição é realizada ao usuário que comprovar a incontinência decorrente de patologias listadas no regulamento e, comprovadas mediante atestado de médico credenciado ao SUS. Conforme critérios do programa, o paciente poderá solicitar no máximo até 180 fraldas por mês, ou seja, seis unidades por dia. Para maiores informações sobre o programa, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Também foi ampliado nos últimos meses, o fornecimento de tiras reagente para a dosagem de glicemia capilar, as tiras de HGT. O objetivo foi de beneficiar os pacientes que fazem uso de somente um tipo de insulina. Anteriormente, o fornecimento era direcionado somente para aqueles pacientes que faziam uso de dois tipos de insulina. A sua utilização deve ser por indicação do médico, com solicitação por escrito.

A Secretaria Municipal de Saúde aumentou o número de medicamentos fornecidos pela farmácia básica, incluído alguns que não eram ofertados anteriormente. Como essas compras foram feitas pela primeira vez, não haviam registros da demanda por determinado item, razão pela qual, alguns estoques tiveram que ser repostos antes do esperado.

“As faltas pontuais já foram resolvidas com o conhecimento da quantidade necessária para suprir a demanda do município, desta forma, a farmácia pode planejar novas comprar de forma a não sobrar e nem faltar medicamentos”, ressalta a Secretária.

No momento, a Farmácia da UBS possui aproximadamente 305 itens entre medicamentos e insumos farmacêuticos, sendo que, esses itens devem ser cuidadosamente manejados de forma que não sobre, ocasionando desperdício de dinheiro público e, nem faltem, deixando a população desabastecida.

Neste sentido, a Administração Municipal vem buscando tornar a farmácia municipal mais funcional, através da ampliação do seu espaço físico, que deve ocorrer no durante o ano de 2019, de modo a fornecer uma infraestrutura e materiais que permitam a integração dos serviços, gerando um estoque único. Para a Administração, é importante o desenvolvimento de ações de assistência farmacêutica de forma integral e eficiente, permitindo um atendimento mais humanizado e implementação de ações capazes de promover a melhoria das condições de assistência à saúde.