Administração Municipal promove palestra de orientação ao combate do mosquito borrachudo

Administração Municipal promove palestra de orientação ao combate do mosquito borrachudo


Publicado em: 14/09/2018 15:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

Na noite da quinta-feira (13), as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e, Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Emater, promoveram uma palestra sobre os meios de combate ao mosquito borrachudo. O palestrante, o biólogo Alessandro Alessio, explicou aos presentes que o aumento excessivo dos borrachudos é o resultado do desequilíbrio ambiental causado pelos seres humanos, através do uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamento e contaminação dos rios.

Na ocasião, os aplicadores escolhidos pelas comunidades foram orientados com relação a aplicação do BTI. A Administração Municipal fez a aquisição do larvicida biológico, conhecido como BTI, para aplicar nas sangas e arroios do município, com o objetivo de reduzir a incidência do mosquito. Segundo o vigilante sanitário municipal, Oberdan Camatti, o mosquito borrachudo é um animal que faz parte do nosso ecossistema e, por isso, não é possível eliminá-lo, mas somente reduzir a sua proliferação com o manejo ambiental adequado.

As secretarias municipais orientam os produtores rurais de Paraí a realizarem a limpeza dos arroios e sangas que passam pelas suas propriedades, já que nos próximos meses será realizada a aplicação do BTI. Troncos de árvores e lixo devem ser retirados do leito dos córregos, pois servem como ponto de fixação para as larvas do mosquito. Combinada com o manejo ambiental adequado, a aplicação do BTI traz resultados satisfatórios no combate ao mosquito borrachudo, por isso, tamanha a importância do envolvimento da comunidade em todo esse processo.


Leia também

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Inauguração da Iluminação do Campo Municipal

18/03/2024 16:02

Administração Municipal

Paraí é contemplado no Programa Pavimenta RS

18/03/2024 13:43

Administração Municipal

Informativo Municipal de 2023

08/03/2024 14:54

Saúde e Assistência Social

Caso de Dengue é confirmado em Paraí

23/02/2024 16:00