Dois novos focos do mosquito Aedes são confirmados em Paraí

Publicado em: 08/06/2018 14:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Segundo informações da equipe de Vigilância Sanitária de Paraí, com relação ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, foram confirmados mais dois focos do mosquito no município. Um dos focos foi encontrado no Bairro São José e outro no Centro da cidade. Uma das amostras foi coletada durante o LIRA, Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, atividade realizada entre os dias 21 e 25 de maio. Esta atividade é realizada em imóveis previamente sorteados por um sistema do Ministério da Saúde. Considerando os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde para realização do LIRA e, os resultados da atividade, o município é considerado como de baixo risco.

Conforme o Fiscal Oberdan Camatti, a maioria dos focos de mosquito e criadouros encontrados está em residências, principalmente em cisternas e outros depósitos utilizados para armazenar água da chuva, ou também em lonas e plásticos utilizados para cobrir materiais diversos.

Vale destacar que a Secretaria de Saúde está realizando as atividades previstas no Programa Nacional de Controle da Dengue como visitas aos imóveis, porém, é necessário a colaboração de toda a população no sentido de evitar água parada. O alerta vale mesmo com a chegada do inverno, pois, as últimas amostras foram coletadas em dias de baixas temperaturas.

Atenção para os cuidados:
- Mantenha caixas d`água sempre bem fechadas.
- Cisternas para captação da água da chuva devem ser mantidas bem fechadas e com ladrão telado. A água de captação da chuva deve ser tratada com cloro.
- A água de piscinas deve ser mantida tratada. Caso esteja em desuso a piscina deve estar coberta.
- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo.
- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia.
- Guarde pneus velhos em local coberto.
- Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.
.- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
- Limpe com escovação os bebedouros de animais.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e lixeiras bem fechadas. Respeite os dias e horários de coleta.