Estudantes da Escola Mateus Dal Pozzo conhecem processo de descarte do lixo

Publicado em: 01/11/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Conhecer o processo de reutilização, tratamento e descarte do lixo, esta foi a proposta da última etapa do projeto Vigilantes Mirins. Na terça-feira (31/10), os estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mateus Dal Pozzo conheceram as instalações da empresa Planeta Reciclagem. O projeto é uma parceria das Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e da Educação de Paraí.

Na empresa, os alunos puderam acompanhar o processo de tratamento desde a chegada dos caminhões, até o reaproveitamento e o descarte final do lixo.
A segunda etapa visitada foi a triagem, onde o lixo é encaminhado para uma esteira e selecionado por funcionários. O material reciclável era separado e colocado em sacos, enquanto o restante (que já não pode ser reaproveitado) seguia na esteira para ser encaminhado para o aterro.

Os funcionários chamavam atenção para o fato de muitos do que foi encaminhado para o aterro poderia ser reciclado, mas devido ao descarte incorreto isso era inviabilizado.

Um dos momentos que mais chamou atenção das crianças foi a máquina que prensa o material reciclado. O equipamento tem capacidade para prensar 250 kg de garrafas pet e mais de 500 kg de papelão, entre outros materiais.

Os estudantes ainda conheceram as valas com chorume e o aterro, onde aquilo que não pode ser reciclado é descartado. A visita encerrou com o alerta para que as crianças separem o lixo de forma correta, permitindo que o máximo seja reaproveitado. Também foi pedido para que eles repassem o que aprenderam para familiares, amigos e a comunidade.