Campanha contra febre aftosa começa em novembro

Publicado em: 16/10/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa começa a partir do dia 1º de novembro. Nesta fase, devem ser protegidos animais entre 0 e 24 meses de todas as propriedades do município.

Da mesma forma que na campanha de maio, desta vez o governo estadual também não fará a doação de doses. Cada produtor terá que comprar as doses necessárias para seu rebanho, que só podem ser compradas em casas agropecuárias autorizadas.

Em Paraí, apenas a Cooperativa Santa Clara está autorizada a comercializar o produto. Também disponibilizam a vacina a Agropecuária Baldasso, no município de São Jorge, Agropecuária Riograndense, em Nova Bassano e a H A Comércio e Jla Produção, ambas em Nova Prata.

Cada dose custa aproximadamente R$ 2,00 e as notas fiscais devem ser apresentadas na Inspetoria Veterinária do município. O órgão fica localizado no prédio da prefeitura. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Os produtores que não imunizarem o seu rebanho serão inseridos no grupo de inadimplentes, o que impede que comprem ou vendam animais até a regularização e pagamento de multa de R$ 1,096 mil.

Na campanha de maio foram vacinados aproximadamente quatro mil animais de Paraí, com apenas três propriedades ficando de fora da campanha. Como apenas os bovinos mais jovens devem ser imunizados nesta etapa, a expectativa é que a campanha atinja cerca de duas mil cabeças.