Censo agrário inicia nesta quinta-feira (05) em Paraí

Publicado em: 04/10/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

As propriedades rurais do município começam a receber a partir desta quinta-feira (05) a visita dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dois funcionários do órgão federal são os responsáveis municipais pelo Censo Agropecuário 2017.

O objetivo do IBGE é fazer um raio x sobre as propriedades rurais do país, já que o último levantamento foi feito em 2006. Neste censo apenas os proprietários que que dependem da venda da produção para manter os estabelecimentos respondem ao questionário.

Todas as informações levantadas pelos recenseadores são sigilosas. Apenas o resultado final, com os dados gerais do município serão divulgados.
De acordo com o último censo, Paraí possui 580 estabelecimentos rurais, um total de 9,2 mil hectares. Em 2006, o levantamento apontou que a maior parte dos produtores rurais são donos das propriedades. Apenas 17% (99) das terras com produção são de arrendatários.

Os recenseadores têm cinco meses para aplicar o questionário, mas segundo Vivaldo Dal Pozzo, um dos responsáveis pela pesquisa, o levantamento deve terminar antes do prazo.

Dal Pozzo chama atenção para necessidade dos produtores estarem preparados para receber os pesquisadores. “Não sei se as pessoas estão sabendo que terá o recenseamento”, afirma o recenseador.

Além de Dal Pozzo, também fará o levantamento a recenseadora Fernanda Moreira Lorenzet. Ambos estarão identificados com o colete e boné do IBGE, ambos na cor azul e com a sigla do instituto, além do crachá com foto.