Prefeitura de Paraí lança Mutirão da Saúde

Prefeitura de Paraí lança Mutirão da Saúde


Publicado em: 11/07/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

No mês em que Paraí comemora os 52 anos de emancipação, o prefeito Oscar Dall’Agnol, troca os tradicionais shows para zerar as listas de espera na área da saúde.
Atualmente no Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, o único do município, há uma lista de espera de 30 procedimentos, alguns desde março de 2016. Após conversa com a administração do Hospital e com os médicos cirurgião e anestesista, foi montado um cronograma com o objetivo de realizar as 30 cirurgias no prazo de 90 dias. Normalmente são realizadas duas cirurgias eletivas por mês no Hospital, como vesícula, hérnia, abcessos, vasectomias e fimose, mas durante o mutirão serão realizadas três cirurgias por semana. As primeiras três cirurgias foram realizadas na quinta-feira (06).
As cirurgias oftalmológicas, em sua maioria de catarata, são realizadas em Nova Prata através de um convênio entre o hospital e o município de Paraí. Até o mês de maio eram realizadas duas cirurgias deste tipo por mês, foram passadas para três no mês de junho. Visto que existe uma lista de espera com 24 cirurgias, e que mesmo assim levaria algum tempo para que os pacientes fossem atendidos, durante o mutirão essa lista será zerada em 60 dias. No mês de julho serão realizadas 14 cirurgias e as outras 10 em agosto. 
A lista de espera em cirurgias ginecológicas é de apenas 5 pessoas, e segundo o prefeito Oscar também devem ser realizadas no prazo de 60 dias. O município também possuía uma lista de 5 pessoas aguardando por cirurgias bariátricas, mas segundo o prefeito algumas já foram encaminhadas para Caxias do Sul e Porto Alegre, restando apenas uma a ser realizada. 
No caso das ressonâncias magnéticas, há uma lista de espera de 42 pessoas desde 2015. E para zerar esta lista, foi encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores de Paraí, um projeto de lei, para que seja aprovado um convênio para realizar os exames. 
 As cirurgias de ortopedia e traumatologia de baixa complexidade devem ser realizadas em Nova Prata, isso através de um convênio suplementar, que também deve passar pela aprovação do Legislativo municipal.
Segundo o prefeito, o maior problema da administração neste momento, são as cirurgias de ortopedia e traumatologia de alta complexidade, pois a região de Caxias do Sul, a qual Paraí pertence, não possui atendimentos nesta área via Sistema Único de Saúde. Buscando uma solução para essa questão, o município de Paraí notificou o Estado do Rio Grande do Sul na quarta-feira (05), de forma extrajudicial para que em 15 dias seja encontrada uma solução para essas cirurgias. No momento, existe uma lista de espera de 10 pessoas para cirurgias de ortopedia e traumatologia de alta complexidade. 
Sobre o parecer do Estado, o prefeito Oscar afirma, “Nós estamos decididos. O Estado não nos dando uma posição favorável, nós ingressaremos judicialmente para que o Estado permita que nos façamos essas cirurgias na regional de Passo Fundo, na rede de hospitais de Passo Fundo, onde têm esse atendimento pelo Sistema único de Saúde”.  Municípios próximos, como Casca e São Domingos do Sul, que pertencem a região de Passo Fundo, realizam este tipo de cirurgia. Desta forma, a administração de Paraí busca a alternativa de poder encaminhar os pacientes destas especialidades para a região de Passo Fundo. 


Leia também

Saúde e Assistência Social

Curso de Gestantes

19/04/2024 14:20

Saúde e Assistência Social

Dia D de Vacinação contra a Gripe!

15/04/2024 15:00

Obras e Viação

Desassoreamento do Rio Carreiro

11/04/2024 15:52

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Inauguração da Iluminação do Campo Municipal

18/03/2024 16:02

Administração Municipal

Paraí é contemplado no Programa Pavimenta RS

18/03/2024 13:43